FENASCE REÚNE COM VÁRIOS ESTADOS NO 13° CONCUT

Com a participação dos Estados Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás Paraíba e São Paulo, a Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias - FENASCE realizou no final da manhã do dia 09 de outubro uma reunião para atualizar os estados presentes sobre as agendas de luta da federação.


Na abertura da reunião cada estado apresentaram um breve relato sobre suas realidades locais.


Um problema comum de todos os estados com exceção da Bahia, foi os efeitos da nova Política Nacional de Atenção Básica - PNAB, e as integrações entre ACE e ACS. Os estados afirmaram que essa integração tem apresentado divisão e descontentamento entre as duas categorias.


Também foi debatido os efeitos da Média Provisória 873 que deu subsídios para que os prefeitos acabassem com o desconto em folha dos trabalhadores e trabalhadoras filiados ao sindicato, o que diminuiu a arrecadação das entidades.


Ao final o diretor financeiro da FENASCE, Robson Goys, fez uma apresentação das bandeiras levantadas pela federação quais sejam: Luta pelas 30 horas sem redução de salário, Curso Técnico para ACE e ACS, A possibilidade dos agentes terem duplo vínculo na saúde, A defesa da PEC 22/2011 para acabar de vez com a dificuldade em reajustar o piso da categoria.


Ao final os diretores presentes reforçaram a importância do fortalecimento da luta e da federação.


As entidades que ainda não estão filiadas na federação, expressaram seus desejos de se filiar a federação, o que será debatido na próxima reunião que está pré agendada para fevereiro em Sergipe.